Administrar, Organizar e Facilitar a Rotina Doméstica


Administrar e organizar as tarefas diárias do lar é uma rotina um pouco chata e cansativa, mas adquirindo pequenos hábitos, modificando as formas de realizar o que tem que ser feito e programando as atividades, o dia-a-dia torna-se mais leve e a organização passa a fazer parte do nosso cotidiano. Para começar, analise o ambiente, doe o que não usa mais, jogue fora o que não tem mais utilidade e arrume tudo de uma forma prática e fácil de manter organizado. Uma casa limpa, com armários, gavetas e despensa organizadas, com contas e documentos guardados e em ordem e uma cozinha prática e eficiente, deixa a vida muito mais tranquila. Depois é só fazer um Programa de Organização que vai variar de acordo com o tempo e os horários disponíveis. Aqui você encontra dicas e sugestões para montar sua programação pessoal, para se organizar e ter uma vida mais gostosa e feliz.

quinta-feira, janeiro 15, 2015

Terrários


       Terrários são minijardins construídos dentro de potes de vidro. Decoram com simplicidade, são bonitos, alegres e versáteis. Qualquer pote pode ser utilizado para se fazer um terrário. Estes potes podem ser grandes, médios, pequenos ou minúsculos, e formam lindos arranjos para decorar o interior da casa.
             
             Para terrários abertos, as plantas ideais são as suculentas e os cactus, pois são plantas resistentes que requerem poucas regas ( uma ou duas por semana). 



        
         Já para os terrários fechados, melhor utilizar as plantas tropicais 
como as samambaias, as bromélias, as avencas, pois são plantas que preferem ambientes mais úmidos. 


        Ainda existem as plantas aéreas, as "Tillandsias", que não requerem terra e absorvem nutrientes e água do ar e formam lindos e decorativos jardins. São as plantas mais simples e fáceis de cuidar. Para regar basta submergir a planta na água, deixar por uns minutos, retirar, esperar secar e colocar novamente no recipiente.


   


        Para construir um terrário, escolha plantas pequenas, que não vão ultrapassar o tamanho do recipiente e que requeiram pouca luminosidade. Os frascos podem ser das mais variadas formas: aquários, cálices, potes de compotas são recipientes ótimos para terrários.
        No fundo do terrário coloque uma camada de cascalho, pedrinhas, ou carvão vegetal, logo após uma camada de musgo, para ajudar na retenção da água e depois uma camada de terra. Faça um buraco nesta camada de terra e plante as mudas envolvendo totalmente suas raízes. Adicione outra camada de pedrinhas para decorar. Regue o terrário e seu minijardim está pronto.