Administrar, Organizar e Facilitar a Rotina Doméstica


Administrar e organizar as tarefas diárias do lar é uma rotina um pouco chata e cansativa, mas adquirindo pequenos hábitos, modificando as formas de realizar o que tem que ser feito e programando as atividades, o dia-a-dia torna-se mais leve e a organização passa a fazer parte do nosso cotidiano. Para começar, analise o ambiente, doe o que não usa mais, jogue fora o que não tem mais utilidade e arrume tudo de uma forma prática e fácil de manter organizado. Uma casa limpa, com armários, gavetas e despensa organizadas, com contas e documentos guardados e em ordem e uma cozinha prática e eficiente, deixa a vida muito mais tranquila. Depois é só fazer um Programa de Organização que vai variar de acordo com o tempo e os horários disponíveis. Aqui você encontra dicas e sugestões para montar sua programação pessoal, para se organizar e ter uma vida mais gostosa e feliz.

domingo, janeiro 11, 2015

Lixo Doméstico

           Separar, reaproveitar, e encaminhar para reciclagem todos os resíduos de sua casa são pequenas ações que podem ajudar a salvar o planeta. Algumas dicas são importantes para dar o destino certo ao lixo doméstico:




  • Procure na sua cidade os postos de entrega voluntária de material para reciclagem. Existem as cooperativas de catadores que coletam de casa em casa o lixo separado.
  • Esta coleta é feita somente do lixo inorgânico e reciclável. Separe os resíduos molhados como restos de alimentos, plantas, papel higiênico e fraldas descartáveis que não são recicláveis.
  • Separe em sacos diferentes os materiais: papel, vidro, metal e plástico.
  • Embalagens sujas de alimentos devem ser lavadas com água e secadas. As latinhas de alumínio devem ser amassadas e as caixas desmontadas, para ocuparem menos espaço no lixo.

  • Existem postos de lixo que são específicos, como coletores de óleo de cozinha, lâmpadas, baterias, pilhas e outros tipos de lixo eletrônicos, que devem ser acondicionados conforme recomendação para cada material. 



                                                                Lixo Reciclável




                                                            Produtos Recicláveis

  • Embalagens plásticas (detergentes, xampu, refrigerantes, amaciantes, remédios, etc), tampas plásticas de todos os tipos, sacos plásticos (arroz, feijão, leite, etc)
  • Vidros ( garrafas, frascos de molhos e condimentos, potes de produtos alimentícios, frascos de remédios, perfumes e produtos e limpeza, bem como quaisquer cacos)
  • Papéis ( revistas, jornais,caixas de papelão e todos os tipos de papeis)
  • Metais ( latas, tampas, arames, grampos, fios, pregos, marmitex, tubos de pasta dental, alumínio, cobre, etc)
  Lixo Orgânico

          Os restos de alimentos podem ser aproveitados de diversas maneiras, e uma dessas maneiras é transformá-lo em adubo. Este processo pode ser realizado em casa, se tiver um terreiro, ou no condomínio se morar em apartamentos.

  • Se for uma quantidade pequena de resíduos, use um balde com tampa.
  • Coloque uma camada de 10 centímetros de terra no fundo e intercale com camadas de sobras de alimentos, cascas de frutas e vegetais, pó de café usado e quaisquer outros resíduos orgânicos.
  • A primeira e a última camadas sempre serão de terra, e as camadas de lixo serão colocadas aos poucos, à medida que forem produzidos.
  • Depois de cheio o balde deve ser tampado e após uns 40 dias os resíduos já decompostos tornam a terra fofa e fértil, pronta para ser utilizada para o  plantio.