Administrar, Organizar e Facilitar a Rotina Doméstica


Administrar e organizar as tarefas diárias do lar é uma rotina um pouco chata e cansativa, mas adquirindo pequenos hábitos, modificando as formas de realizar o que tem que ser feito e programando as atividades, o dia-a-dia torna-se mais leve e a organização passa a fazer parte do nosso cotidiano. Para começar, analise o ambiente, doe o que não usa mais, jogue fora o que não tem mais utilidade e arrume tudo de uma forma prática e fácil de manter organizado. Uma casa limpa, com armários, gavetas e despensa organizadas, com contas e documentos guardados e em ordem e uma cozinha prática e eficiente, deixa a vida muito mais tranquila. Depois é só fazer um Programa de Organização que vai variar de acordo com o tempo e os horários disponíveis. Aqui você encontra dicas e sugestões para montar sua programação pessoal, para se organizar e ter uma vida mais gostosa e feliz.

domingo, novembro 06, 2011

Panela de Pressão - Como Funciona

          A panela de pressão funciona hermeticamente fechada, diferente da panela comum. Um anel de borracha   veda totalmente a panela quando fechado evitando que o ar saia e aumentando a pressão interna o que aumenta a temperatura da água que atinge 120°C, sendo que na panela destampada essa temperatura não ultrapassa os 100°C. Com a pressão os alimentos cozinham de forma mais rápida economizando tempo de energia (gás ou elétrica).
          Ao atingir o ponto de ebulição apenas vapor é gerado. Ao atingir o limite de pressão suportado pelo modelo, entra em cena a válvula de segurança liberada quando a pressão interna consegue liberar seu peso, o que alivia a pressão interna. Sempre que for utilizar uma panela de pressão fique atenta para os seguintes itens:
  • Leia as instruções do fabricante com cuidado.
  • Somente compre ou utilize panelas de pressão que tenham certificados de institutos competentes;
  • Faça sempre a manutenção da panela, nunca use a panela se a tampa estiver amassada, se o anel de  borracha avariado ou ressecadoou se a válvula estiver entupida.
  • Para que que o anel de borracha não grude na panela, retirá-lo sempre para lavar e secar. Torque este anel de 3 em 3 meses.
  • Para cozinhar alimentos sólidos, utilize, entre o alimento e água, somente 2/3 da panela. Para alimentos líquidos, use metade do volume interno. Depois que a panela pegue pressão, conte à partir daí, o tempo de cozimento.
  • Utilize pelo menos 250ml de água e não ultrapasse 2/3 da panela.
  • Após o cozimento, desligue o fogo e coloque a panela num jato de água  corrente para interromper o trabalho da pressão, levante a válvula, e só destampe a panela se não houver mais pressão.
          Além das Panelas de Pressão convencionais, existem as elétricas, que são lindas, fazem tudo que as outras fazem,  gastam menos tempo para preparar os alimentos, mantêm a temperatura e desligam sozinhas. São bem mais caras, mas vale o investimento, pois são maravilhosas.