Administrar, Organizar e Facilitar a Rotina Doméstica


Administrar e organizar as tarefas diárias do lar é uma rotina um pouco chata e cansativa, mas adquirindo pequenos hábitos, modificando as formas de realizar o que tem que ser feito e programando as atividades, o dia-a-dia torna-se mais leve e a organização passa a fazer parte do nosso cotidiano. Para começar, analise o ambiente, doe o que não usa mais, jogue fora o que não tem mais utilidade e arrume tudo de uma forma prática e fácil de manter organizado. Uma casa limpa, com armários, gavetas e despensa organizadas, com contas e documentos guardados e em ordem e uma cozinha prática e eficiente, deixa a vida muito mais tranquila. Depois é só fazer um Programa de Organização que vai variar de acordo com o tempo e os horários disponíveis. Aqui você encontra dicas e sugestões para montar sua programação pessoal, para se organizar e ter uma vida mais gostosa e feliz.

domingo, outubro 30, 2011

Geladeira Organizada

             Antes de organizar e guardar os produtos faça a limpeza  e desinfecção semanal de sua geladeira.
           É importante que todos os alimentos sejam lavados e desinfetados antes de serem guardados na geladeira. As verduras tipo alface, couve, etc, devem ser lavados folha a folha, correndo os dedos em suas nervuras. Os legumes e as frutas lavados um a um, em muita água corrente, e sem retirar as cascas. Deixá-los de molho por uns dez minutos em uma mistura de água filtrada com uma colher de água sanitária. Enxaguar bem em água corrente.  As verduras e legumes devem ficar na gaveta própria, em potes ou sacos plásticos, ma nunca aquelas embalagens que vierm do mercado, pois podem conter resíduos e sujeira.
             Nas prateleiras intermediárias ficam as comidas prontas  e carnes em fase de descongelamento ou temperadas que devem ser acondicionadas em vasilhas com tampas, preferencialmente de vidro e quadradas para melhor aproeitamento do espaço interno da geladeira.
            Os frios ficam nas prateleiras superiores, em vasilhas hermeticamente fechadas. E nas gavetas superiores são guardados iogurtes, manteigas, requeijão, patês e queijos.
             As caixas de leite,  sucos, maionese, ketchup e outros molhos, bem como as garrafas de bebidas, ficam na porta,
             É importante  não colocar muito peso na porta, para não danificar a geladeira, e não colocar forrinhos plásticos nas prateleiras para não dificultar a circulação do ar no interior e assim não gastar mais energia elétrica.







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário