Administrar, Organizar e Facilitar a Rotina Doméstica


Administrar e organizar as tarefas diárias do lar é uma rotina um pouco chata e cansativa, mas adquirindo pequenos hábitos, modificando as formas de realizar o que tem que ser feito e programando as atividades, o dia-a-dia torna-se mais leve e a organização passa a fazer parte do nosso cotidiano. Para começar, analise o ambiente, doe o que não usa mais, jogue fora o que não tem mais utilidade e arrume tudo de uma forma prática e fácil de manter organizado. Uma casa limpa, com armários, gavetas e despensa organizadas, com contas e documentos guardados e em ordem e uma cozinha prática e eficiente, deixa a vida muito mais tranquila. Depois é só fazer um Programa de Organização que vai variar de acordo com o tempo e os horários disponíveis. Aqui você encontra dicas e sugestões para montar sua programação pessoal, para se organizar e ter uma vida mais gostosa e feliz.

segunda-feira, setembro 19, 2011

Bonsai

         Na arte do bonsai, existem algumas técnicas específicas que podem ser utilizadas na manutenção de uma planta. Pode-se começar o cultivo de bonsai adquirindo plantas já formadas, plantas sendo trabalhadas, ou pré-bonsais ou simplesmente mudas de plantas. O trabalho para cultivar um bonsai é quase o mesmo, nas três opções, só que quando se parte de uma muda bruta, pode-se desenvolver seu estilo e técnica.
  • Aramar é uma das técnicas que usamos para corrigir a posição e a forma do tronco e dos gralhos, sempre com o cuidado de não entortar ou deformar a planta de um modo artificial, respeitando as tendências naturais do bonsai, para que seu desenvolvimento seja harmonioso e equilibrado. O arame tem que ser maleável, porém de uma espessura que dê firmeza e apoio, sem que no entanto danifique a planta.
  • Para manter a harmonia de um bonsai, é necessário podar a planta com regularidade ao longo do ano para que esta se apresente sempre como uma “árvore em miniatura” em perfeitas condições. A poda severa é feita no inverno, é feita para eliminar os galhos em excesso equilibrando a copa e dando visão ao tronco e principais galhos o que possibilita um maior crescimento das plantas. Já a poda de educação consiste em cortar os brotos e galhos jovens, e deve ser feita depois da floração, limitando o crescimento da planta.
  • Como a dimensão do vaso é muito reduzida  o solo tem de estar em perfeitas condições para que o bonsai cresça em boas condições.O  ideal é colocar uma terra misturada com húmus, areia e terra barrenta ou terra japonesa específica, pois é a que oferece mais nutrientes para o desenvolvimento e crescimento de um bonsai saudável.
  • O replantio serve para renovar o solo e a poda da raiz. Geralmente é feito no início da primavera.