Administrar, Organizar e Facilitar a Rotina Doméstica


Administrar e organizar as tarefas diárias do lar é uma rotina um pouco chata e cansativa, mas adquirindo pequenos hábitos, modificando as formas de realizar o que tem que ser feito e programando as atividades, o dia-a-dia torna-se mais leve e a organização passa a fazer parte do nosso cotidiano. Para começar, analise o ambiente, doe o que não usa mais, jogue fora o que não tem mais utilidade e arrume tudo de uma forma prática e fácil de manter organizado. Uma casa limpa, com armários, gavetas e despensa organizadas, com contas e documentos guardados e em ordem e uma cozinha prática e eficiente, deixa a vida muito mais tranquila. Depois é só fazer um Programa de Organização que vai variar de acordo com o tempo e os horários disponíveis. Aqui você encontra dicas e sugestões para montar sua programação pessoal, para se organizar e ter uma vida mais gostosa e feliz.

quinta-feira, agosto 04, 2011

Horta Caseira


                É simples e muito fácil ter uma horta em casa. Qualquer espaço pode se transformar em um horta caseira. Pode ser grande ou bastante pequena. Pode ser um terreiro, uma varanda, um terraço ou mesmo pequenos vasos. O mais interessante é poder ter uma horta orgânica e saudável, com verduras ou temperos sempre fresquinhos e prontos para o consumo.


Mini-horta
Em pequenos vasos, coloque uma camada de pedras e outra de areia para cobrir o fundo, para drenar.
Adicione uma camada de terra adubada..
Plante a muda, e em seguida adicione mais  uma pequena quantidade de terra  para cobrir a raíz.
Regue e cubra a terra com algumas folhas secas  para manter o solo úmido.
Horta no Quintal
          O terreno deve ser dividido em canteiros,  separados por tijolos, madeira ou barras de ferro.
          A terra deve se remexida profundamente para ficar fofa e oxigenada, e ao mesmo tempo misturada com adubo orgânico. Nesta etapa, deve ser retirada toda espécie de impureza como pedras, raízes, torrões e ervas daninhas.
        Para melhorar a qualidade do solo deve-se acrescentar na hora do plantio a seguinte mistura: para cada parte de terra, uma de areia e outra de terra vegetal. Acrescentar, ainda, uma colherzinha de farinha de ossos, uma colherzinha e farinha de peixe e uma colherzinha de nitrato de potássio, pra cada cinco litros dessa mistura. Em solos argilosos, adicione mais areia, ou mais terra em solos arenosos.
         Escolha bem as mudas, faça uma cova e coloque a muda no meio, junte uma porção da mistura acima e firme a terra com as mãos.
         No caso de plantio de sementes, siga as instruções das embalagens.

     Horta na varanda
               Se o espaço disponível é na varanda, a opção é montar  uma  horta suspensa, podendo cultivar desde verduras, legumes, condimentos  ou até plantas medicinais.Na varanda. a horta pode ser montada em vasos de vários tamanhos, tipos, e materiais, bem como em vasos supensos na parede. 



              



                                      Horta  Vertical
              Quando o espaço é menor ainda, a horta pode ser montada na   parede da varanda, da área de serviço, no terreiro, etc. Os vasos podem ser de diversos modelos, e as plantas as mais variadas, dando um charme a mais em qualquer cantinho de sua casa.